NOTÍCIAS

Conheça a verdadeira origem das águas termais de Caldas Novas - GO

  • 26-01-2024

  • AS ÁGUAS QUENTES

    Origens das águas quentes

    Saber exatamente como se formam as águas quentes de Caldas Novas sempre foi motivo de curiosidade da maioria das pessoas.
    Para explicar a origem das águas termais, muitas versões já foram dadas.
    Uma das mais difundidas é a de que teria existido um vulcão, que foi extinto há milhöes de anos, em cuja cratera a água da chuva se infiltraria, esquentando-se a grandes profundidades e retornaria à superficie, através de fendas na rocha, formando as surgências naturais que ocorrem na Pousada do Rio Quente, na Lagoa Quente do Pirapitinga e até alguns anos atrás na cidade de Caldas Novas.
    Essa e outras versões, na maioria das vezes, foram dadas por estudiosos e cientistas que por aqui passaram, fizeram observações empíricas, elaboraram suas hipóteses, mas não fizeram posteriormente uma comprovação científica.
    Estudos mais recentes mostram que não há indícios de vulcanismo na região de Caldas Novas.


    A VERSÃO COMPROVADA CIENTIFICAMENTE

    Segundo os estudos da empresa Furnas Centrais Elétricas, o termalismo de Caldas Novas decorre de características geológicas topográficas peculiares.

    As águas são aquecidas com o calor proveniente do interior da terra, em camadas profundas e permeáveis.

    O subsolo da região de Caldas Novas é constituído por xistos impermeáveis, apoiados em quartzitos permeáveis, que deixam passar a água, através de fraturas. Tais quartzitos afloram na superfície das serras de Caldas e da Matinha.

    A Água da chuva infiltra no topo dessas serras, que estäo a cerca de 1.000 metros de altura m relação ao nível do mar. Essa água fria que infiltra, penetra profundamente sob a camada impermeável de xistos e se aquece a grandes profundidades.

    A água quente, confinada sob a camada de xisto impermeável, está submetida a uma pressão muito grande, equivalente à pressão de uma coluna d'água de mais de 600 metros de altura (esse valor corresponde à altura do local onde está confinada a água quente até o topo da serra).

    Fraturas verticais permeáveis que atravessam os xistos, interligando a superfície aos quartzitos, permitem que a água quente, sob pressão, aflore naturalmente, como ocorre na Pousada do Rio Quente e na Lagoa Quente do Pirapitinga. Essa água sob pressão também pode ser captada antes de aflorar, através de bombas instaladas nos poços.

    Portanto o movimento da áua subterrânea aquecida e pressurizada, só é possível no sentido ascendente, através de fraturas verticais, e nunca no sentido contrário.

    TEMPERATURA DAS ÁGUAS

    As água que jorram dos poços profundos, em Caldas Novas, têm temperaturas que variam de 30º a 54ºC, são consideradas oligominerais (com poucos minerais) e hipertermais radiativas na fonte.

    Nas fontes surgentes da Lagoa Quente do Pirapitinga, a temperatura varia de 32º a 57ºC. Na nascente que atinge 57º C, denominada "Poço do Ovo" (assim chamado porque as pessoas costumam deixar ali ovos para cozinhar), ali estão as águas mais quentes do Brasil, em que uma pessoa só consegue colocar a mão na água por poucos segundos.

    Em Caldas Novas, outros poços mais modernos também atingiram essa temperatura tão alta, como é o caso dos hotéis Taiyo, Tamburi, Privê e Nova Caldas.

    Na Pousada do Rio Quente a variação é de 35º a 43ºC,e a água é classificada como oligomineral, hipertermal, fracamente radiativa na fonte.

    USOS DA ÁGUA TERMAL

    Os índios que habitavam essa região (guayazes, guaianazes, caiapós e xavantes) já conheciam os eteitos benéficos das águas quentes para a saúde.
    O homem branco usa, há mais de duzentos anos, essas águas para fins terapêuticos e relaxamento.
    Antigamente era usada principalmente para a cura de doenças de pele, como o mal de Hansen (lepra) e também do reumatismo, pois aliviava muito as dores.
    Hoje em dia, existem remédios mais potentes contra aqueles males e as águas são mais usadas para o lazere contra o estresse.


    PROPRIEDADES E INDICAÇÔES TERAPÊUTICAS

    O general e médico Ruy Bueno de Arruda Camargo é um dos maiores estudiosos das águas minerais e termais do Brasil. No seu livro Aguas minerais brasileiras - fontes de águas quentes e frias, ele faz uma série de indicações
    terapêuticas e descreve as propriedades das águas de Caldas Novas, Lagoa Quente e Pousada do Rio Quente.


    AS ÁGUAS TERMAIS DE CALDAS NOVAS E LAGOA QUENTE

    Antialérgicas, antirreumáticas, estimulantes do metabolismo.
    Indicadas no tratamento de doenças alérgicas, como eczemnas, asma, bronquite crônica, urticária; do reumatismo, artritismo e doenças nevrálgicas.


    AS ÁGUAS TERMAIS DA POUSADA DO RIO QUENTE
    Efeito antialérgico, diuréticas, antiácidas, desintoxicantes, estimulantes do metabolismo e das glándulas de secreção interna, antirreumáticas e de ação sobre as taxas de glicosúria e pressão arterial.
    Indicadas no tratamento auxiliar de reumatismo, artrites, dispepsias, gastrites, úlcera gastro-intestinal, moléstias alérgicas, eczema, asma, bronquite crônica, diabetes, hipertensåo arterial, ,cálculos renais e hepáticos, ictericia.

     

    FORMAS DE USO E POSOLOGIA

    De acordo com as informações contidas no livro As águas quentes de Ruy Bueno de Arruda Camargo, a posologia indicada pelo médico Plycarpo Viotti, para o uso interno das águas termais e o seguinte: I a 2 copos de água tomados lentamente na fonte, pela manhã, em jejum, e 1 a 2 copos, meia hora antes do jantar. Ingerir ainda quente para não perder o efeito da radioatividada. Nos dias seguintes, pode-se aumentar a quantidade ingerida até no máximo de 4 a 6 copos.
    Pode também ser usada externamente, em banhos termais, saunas e duchas.
    O tempo que se deve ficar num banho termal vai depender da temperatura da água. Não se deve ficar muito tempo seguido na piscina de água muito quente, pois pode haver um abaixamento da pressão arterial para algumas pessoas e uma sobrecarga no coração, visto que o corpo passa por uma transpiração muito grande.


    AS ÁGUAS DAS PISCINAS
    As águas de Caldas Novas e Rio Quente são muito puras, possuem poucos elementos minerais e alguma radioatividade.
    Foi constatado que os gases das águas termais espantam os mosquitos da beira das piscinas.
    As piscinas dos clubes não costumam usar produtos químicos para sua conservação. Por isso, as águas das piscinas prrecisam ser renovadas constantemente, para se evitar o aparecimento de algas que, graças ao calor das águas, se multiplicam com rapidez, conferindo um aspecto desagradável à áagua, que fica turva.

     

     

    Fonte: Livro "Trajetória e sua gente" de Reni Naves dos Santos

    Fonte: Reni Naves dos Santos

    CATEGORIAS